O que é Serviço Social
O Serviço Social é uma profissão de nível superior regulamentada pela lei nº 8662/1993, cujo curso universitário tem duração de 4 anos.
O que faz um (a) Assistente Social:
O Serviço Social é uma profissão de caráter predominantemente interventivo que atua na realidade social contribuindo com a concretização dos direitos sociais. Dessa forma a (o) assistente social:
- Elabora, implementa, assessora, coordena e executa políticas sociais públicas, privadas e filantrópicas, nas dimensões da gestão, controle social e financiamento. No âmbito da Seguridade Social (Saúde, Previdência Social e Assistência Social) e ainda em outras políticas sociais como Meio Ambiente Habitação, Lazer, Educação, Segurança Pública, Judiciário e outras;
- Elabora, coordena, executa e avalia planos, programas e projetos na área do Serviço Social;
- Realiza pesquisas e estudos que possibilitem o conhecimento da realidade social;
- Presta assessoria e consultoria aos órgãos da administração pública, direta e indireta, empresas e movimentos sociais;
- Contribui com a democratização de acesso aos bens e serviços existentes na sociedade, por meio de orientações e encaminhamentos à população;
- Atua no magistério de Serviço Social, na direção de unidades de ensino, centros de estudos e pesquisas. (Lei de Regulamentação da Profissão, Lei nº. 8662/1993)
O Serviço Social no Hospital das Clínicas
O Serviço Social está presente no Hospital das Clínicas desde a sua fundação em 1º de março de 1962 com o objetivo de assegurar as condições necessárias ao seu pleno funcionamento.
O Serviço Social foi implantado no HC pela assistente social Omari Ludovico Martins, e era de início, denominado Seção Social Médica e estava dividido em dois setores: Clínica/Ambulatório e Setor de Seleção sócio-econômica.
Durante a década de 1980, o Serviço Social vivencia a intenção de ruptura com o conservadorismo; essas mudanças interferem também na atuação das profissionais do HC, e a primeira e visível alteração é a denominação na instituição, que passa a ser Seção de Serviço Social, com três subdivisões: Clínicas, Ambulatórios e Extensão,
Durante a década de 1990 e diante das dificuldades impostas pela conjuntura política, o HC passa por uma reestruturação em seu organograma, o Serviço Social é vinculado a Diretoria de Serviços Auxiliares, transformada em seguida em Diretoria de Serviços Multiprofissionais, e logo após em Coordenação Multiprofissional.
Atualmente o quadro de assistentes sociais do HC é composto por 23 profissionais, sob a gerência da assistente social Célia Regina Marcelino da Silva, atuando nas diversas frentes de trabalho em todo o hospital, assegurando credibilidade e respeito à categoria, que pauta seu trabalho nos princípios éticos da profissão. Esses profissionais buscam ampliar seus estudos para o conhecimento dos grandes problemas nacionais, os fatos econômicos, políticos e sociais, para ações que visam efetivamente à consolidação de leis que garantam direitos sociais e humanos.
Com esse propósito de atuação, o Serviço Social no HC vem se atualizando e direcionando seu fazer profissional no compromisso com a garantia de direitos, no atendimento de qualidade ao usuário, rompendo limites na busca por ações que possam contribuir para o fortalecimento de uma atitude reflexiva e crítica capaz de responder às demandas de maneira eficiente. Uma vez que o compromisso com os interesses da população usuária não se realiza sem competência técnica, ética e política. Assim, todas as assistentes sociais da seção possuem especialização, seis estão cursando mestrado, duas já concluíram e uma está cursando doutorado.
A Residência Multiprofissional em Saúde
As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde, a saber: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. (Resolução CNS nº 287/1998)
No Hospital das Clínicas a Residência Multiprofissional em Serviço Social já formou uma turma e outras duas estão em andamento (R1 E R2), contando com 12 residentes em atividades. O Serviço Social está inserido em quatro eixos de concentração: Urgência e Emergência, Materno Infantil, UTI e Hematologia e hemoterapia.